quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O efeito "rabo de cachorro" e os bordões em um debate virtual.

Hoje venho falar do efeito "rabo de cachorro". Não é interessante pensar que independente de quantos cachorros surjam no mundo, a maioria fica correndo atrás do rabo? Eles não são ensinados a realizar essa árdua tarefa. Por que é que os cachorros de todo o mundo fazem a mesma coisa? E como é que eles aprendem a fazer exatamente o que seus ancestrais fizeram? Eu imagino que (hehe) todos os animais repetem alguns atos, mesmo se estiverem isolado e nunca tiverem tido contato com alguém que tenha feito esse ato supracitado. É como se fosse da natureza... Instinto mesmo. Com os humanos não é diferente. Quando expostos a certas situações, muitos humanos costumam reagir da mesma forma. Um exemplo de efeito "rabo de cachorro" vem a seguir. Reuni um conjunto de frases, após anos de pesquisa e experiência em discussão em fóruns, que estes costumam dizer quando se veem assistindo ou participando de uma discussão na internet. Seguem as pérolas comentadas (por mim, é óbvio):

"Parem de discutir. Isso não vai mudar em nada" Essa é a novidade do momento. Tudo agora é perda de tempo. Discutir na internet, assistir BBB e novela, ouvir música, ver filmes, ir à festas, almoçar, caminhar, respirar, viver e tudo que não for "estudar" são atividades inúteis. Para começo de conversa, o computador é apenas uma ferramenta. Dada as devidas adaptações, o diálogo virtual é como qualquer outro diálogo. E o que se pode ganhar com esse diálogo na internet, ou fora dela? Bom, você pode perceber que estava errado e corrigir-se, contribuindo para um mundo menos idiota. Ganha-se em habilidade argumentativa, assim, você se torna capaz de defender seu ponto de vista. Quem discute desenvolve o senso crítico, e passa a ter um sentido mais apurado para ver o mundo. E em última instância, é um passatempo em que nada se perde.
Bordão comumente acompanhado de outro “Você não vai mudar a opinião dele e vice-versa”.


"Saiam do computador e vão curtir a vida, seus nerds!"
Ah... A tal da "vida social". Contraditório. O discurso serve para atacar tanto o adversário de discussão quanto a si mesmo. Além do mais, você pode estimular sua vida social justamente na internet: conhecendo novas pessoas, marcando encontros com os amigos etc. Ir para alguma festa nem sempre é sinal de vida proveitosa (já fui à festas que teria sido melhor ter ficado em casa). Provavelmente, quem usa esse tipo de argumento é justamente aquele que vai para uma festa, não em busca de alegria e satisfação e sim em busca de beijar o maior número possível de meninas, como se isso desse sentido a sua vida. Existe ainda a versão intelectual, a “saiam do computador e vão ler um livro”.

"Eu não sou desse jeito na vida real, apenas ajo assim virtualmente" POR QUE, MEU DEUS? Se você não é um babaca na vida real, pra que se tornar um na internet? Pra mim, isso é desculpa de quem agiu tão toscamente que ficou envergonhado da própria conduta, e quis consertar dizendo que é outra pessoa quando está longe do computador.

"Gente, é só mais um troll! Não deem atenção!" Troll é aquele típico provocador, que faz comentários apenas com a intenção de polemizar ou causar discórdia. Ninguém trolla (do verbo “trollar”, que significa tornar-se ou agir feito um troll) quando inicia uma discussão saudável.

"Eu estava sendo irônico, você é que não percebeu" Evidentemente, uma saída muito malandra, porque não só te livra de uma idiotice dita, como também te coloca na posição de esperto na história, por usar de uma figura de linguagem tão afinada que só os inteligentes (no caso, só autor da “pérola”) puderam entender. O mais interessante é que geralmente, quem usa desse bordão acaba por ficar perguntando: Você sabe o que é isso? Sim, eu sei... Você é que não deve saber.

"Enquanto vocês discutem essas futilidades, crianças morrem de fome na África" Enquanto você posta essa idiotice, as crianças continuam morrendo. Eu não estou fazendo nada (infelizmente não sei o que posso fazer para salvar crianças africanas), só que você também não.

"Vtnc pnc fdp...!" É impressionante como o nível das discussões cai rapidamente em um fórum online. Muita gente pensa que o ataque às ideias está associado a atacar seu autor. E aí partem para ofensas pessoais. Pois é muito bem feito. Quem manda querer discutir com um chimpanzé?

Enfim, espero que tenha ficado claro. As pessoas costumam dizer essas frases enquanto debates ocorrem simultaneamente. Certas pessoas pensaram justamente na mesma bobagem para falar. Agiram igual, feito um cachorro de países diferentes que nunca se viram, mas que correm atrás do rabo. Não é interessante? É, talvez não. Post desnecessário, né, gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário